Supercomputador chega ao Cptec/Inpe de Cachoeira Paulista

Supercomputador chega ao Cptec/Inpe de Cachoeira Paulista



Dez caminhões climatizados foram usados para levar o equipamento do aeroporto de São José dos Campos até o Cptec/Inpe

Acaba de chegar ao Cptec/Inpe de Cachoeira Paulista o supercomputador, que pode prever a condição do tempo com maior antecedência e qualidade. O equipamento veio dos Estados Unidos. Dez caminhões climatizados foram usados para levar o supercomputador do aeroporto de São José dos Campos até o Cptec/Inpe.
Foram cerca de três horas de viagem em comboio escoltado pela via Dutra. A máquina chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (4) vindo do aeroporto de Miami. Foi liberada após passar pela Receita Federal.
A montagem e instalação da máquina deve demorar duas semanas, mas a previsão é usá-la apenas no ano que vem. De acordo com os metereologistas, ela pode gerar boletins confiáveis com até seis dias de antecedência, além de prever chuvas fortes, secas, geadas e ondas de calor com mais precisão.
O investimento no supercomputador foi de aproximadamente R$ 50 milhões. Com ele, o Cptec/Inpe passa a ser o quinto país do mundo com este tipo de tecnologia. A nova máquina chega a ser 30 vezes mais rápida que a atual.

Fonte:http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=81415

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia