Dia do Biologo

Dia do Biólogo: 03 de Setembro

Para refletir

A visão de educação ambiental é diversa de acordo com o praticante, sendo que pode ser interpretada diferentemente de uma pessoa para outra. Muitos falam mas pouco entendem de educação ambiental, onde temos desde artistas a cientistas. Neste sistema várias informações sobre o ambiente são passadas de forma errônea ou de maneira que sua interpretação é difícil. “Por que devo me preocupar com o meio ambiente se já está tudo destruído” é o que pensam em alguns casos os mais jovens, quando se sabe que ainda temos muito da nossa biodiversidade preservada! Entretanto, se fizermos um círculo unindo as mãos para demonstrar o que eram nossas árvores antes dos colonizadores, temos a informação de que pelo menos 12 pessoas podiam abraçá-las.
O que aconteceu com estas árvores milenares? Quantas gerações precisam ser formadas para trabalhar no sentido de recuperar o que perdemos só em árvores? Devemos lutar pela preservação do que temos em nossa região, no local onde estou inserido e onde provavelmente meus descendentes vão viver pelo menos parte de suas vidas. Isto é sustentabilidade. A nova geração precisa receber a informação correta, mas também precisa aprender a agir, muito mais do que atualmente vem sendo feito. Vibramos com muitas conquistas na área da preservação, mas nos esquecemos que cobramos mais do que fazemos. Cobramos do agropecuarista, das indústrias, onde muitos já fazem algo, mas nós ficamos sentados. Eles devem fazer, mas e nós, nos centros urbanos? Onde estão e em que estado estão nossos cursos d’água urbanos? Alguém se importa e faz de fato algo para mudar a situação, ou o lixo (que seja esgoto ou sólido), depois que saiu do meu terreno, não é mais problema meu? Será que nos comoveu ver a piscina ou o balde cheio de água preta depois desta última chuva?
Comemoramos as conquistas dos outros e não nos esforçamos pelas nossas. Não posso fazer algo pela Amazônia ou pelas baleias, mas posso fazer pela mata atlântica ou pelas 45 espécies de mamíferos nativos à nossa volta no Vale do Rio Pardo. O que fazemos ao saber que alguém oferece um cigarro ou alimento a um mico sem se preocupar se irá lhe causar dores abdominais ou aborto? Precisamos parar de interferir na natureza para que ela entre em equilíbrio novamente e nossos descendentes possam ver o que nós conseguimos ver!
Podemos viver ainda muito tempo, mesmo com as desgraças que já fizemos sobre nossa mãe natureza. Ela dará um jeito de se integrar perfeitamente aos humanos, mesmo porque somos parte dela. Simplesmente não sabemos agir, mas já sabemos como fazer, pois estamos conscientes. Se não souberes como agir, pergunte a um biólogo, pois dia 3 de setembro é o nosso dia e ninguém como um biólogo para conhecer nossa biodiversidade e os problemas que ela enfrenta.


Jair Putzke/Professor do curso de Ciências Biológicas da Unisc

Fonte:Gazeta do Sul

Mensagem do Autor

Aos meus amigos biólogos, felicitações a você na comemoração do seu dia.
Parabéns e sucesso.

Ecoharmonia




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia