Projeto coleta seletiva

PROJETO PARA COLETA SELETIVA,  INICIADO PELA PREFEITURA DE VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO



Apresento este novo projeto de coleta seletiva, que está sendo experimentado no município de Volta Redonda, com distribuição de sacos plásticos transparentes de 100 litros, pra separação domiciliar dos materiais ( Papel, Vidro, Metal e Plástico ) em um único saco e que serão reposto toda vez que os coletores passarem para realizar as coletas destes materiais.
Toda arrecadação do material reciclado serão destinados à duas Cooperativas de Catadores, atendendo a quase  duzentas famílias... O outro terço será destinada pra aquisição de novos sacos plásticos transparentes, para manter a sustentabilidade deste sistema de coleta seletiva.

A fase de divulgação deste projeto na comunidade é de extrema importância e várias campanhas deverão ser realizadas para que a comunidade faça a difusão da informação na própria família, parentes, amigos, locais de trabalho, locais de lazer, qualquer local que tenha geração de resíduos, onde houver alguém produzindo lixo!
Nenhum sistema começa perfeito, ajustes serão necessários, para o sucesso é fundamental a participação da comunidade, neste processo.

Opinião e Sugestão



Este Projeto para coleta seletiva, é uma ótima iniciativa da cidade do Rio de Janeiro, gostei muito e entendo que estas boas práticas poderiam ser utilizadas em outros Estados, Cidades e Municipios, parece ser uma opção de saída para sistematizar este processo de coleta seletiva que anda a passos lentos em todo nosso país.

Rogerio Godoy Princiotti
Ecoharmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia