O que é Permacultura?

Digite aqui o resumo do post

O próprio criador da permacultura, o ex-professor australiano Bill Mollison, costuma dizer com orgulho que nem ele sabe definir com exatidão o que é a permacultura. “E é isso o que eu gosto nela - não é dogmática!”, afirma. Permacultura é um pacote pedagógico. Um movimento, um método para se alcançar uma cultura sustentável. Por isso, tudo que leva a esse caminho pode entrar em sua definição. O que queremos dizer é que ela vai muito além da contração das palavras permanente e cultura. Pode ser compreendida como um sistema de design para a criação de ambientes produtivos, saudáveis e ecológicos para que possamos habitar a terra sem destruir a vida. Ou seja, através da permacultura o homem, como animal que é, se integra ao ciclo da natureza retirando dela o que precisa para viver e devolvendo a ela o que ela precisa para continuar vivendo. A filosofia da permacultura visa trabalhar com a natureza e não contra ela. Nós é que somos do planeta, não ele que é nosso.


Digite aqui o resto do post
Mollison criou a permacultura em 1970, através da observação atenta da natureza. Por isso, tudo que está dentro dela faz sentido e está conectado, assim como o mundo que nos envolve. O melhor meio de entender a permacultura é através da prática, das ações permaculturais. Nas escolas africanas o alimento está sendo produzido onde antes só havia pó: permacultura. Na Austrália muitas escolas estão formando oásis abundantes de alimentos para serem consumidos no lanche: permacultura. Em Cuba o governo tem recolhido lixo orgânico nas casas e devolvido terra de primeira qualidade para quem quer ter uma horta no quintal: permacultura. No Ecocentro IPEC, em Pirenópolis, Goiás, as fezes humanas viram adubo para as plantas e a água consumida vem da chuva: permacultura.

A permacultura é assim, dinâmica. E a pesar de parecer algo que contempla apenas o campo, ela pode ser usada em qualquer lugar, em um apartamento, na cidade, nos subúrbios, em propriedades rurais, em espaços comunitários, pátios industriais ou escolas. Todas as ações conscientes que barram a relação de consumismo do homem com os recursos naturais do mundo e criam um ciclo saudável, são formas de permacultura. Parece mágica! Pois é! E melhor ainda: não é trabalho demais.
Reciclar é um bom exemplo de como ser um permacultor. Reciclar o máximo possível faz sentido. Isto economiza energia, espaço utilizado para aterros e dinheiro. Os produtos orgânicos devem ser compostados corretamente e retornados a terra. Eles enriquecem o solo e ajudam a aumentar a produção. Outros produtos podem ser reaproveitados para uso doméstico. Latas, potes e garrafas, por exemplo, podem servir para guardar alimentos, virar vasos e até luminárias! Transformar o jardim seco e triste da escola em uma área arborizada, também é permacultura, e um ótimo primeiro passo. Você vai ver a natureza lhe agradecendo com a chegada de lindas borboletas e pássaros.

A permacultura ajuda a ensinar as pessoas a viver de forma sustentável. Como nela nada deve ser desperdiçado (nem alimentos, nem espaço, uma sombra ou energia humana), o homem consegue entender que é possível conectar os elementos de nossa vida para que gastemos menos e geremos mais. O mundo é um só e se a sua escola gasta muita energia, ou água todos perdemos. Ao mesmo tempo, se no jardim é construído um pátio verde cheio de pequenos animais, ganhamos todos. Na permacultura todo mundo faz. Basta começar.
 fonte: www.ecocentro.org

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia