Ban elogia 'Acordos de Cancún' sobre Mudança Climática

13/12/2010 14:42:47

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o acordo anunciado pela Conferência sobre Mudança Climática, COP16, encerrada na madrugada deste sábado em Cancún, no México.

Segundo Ban, o pacote de decisões, batizado de ‘Acordos de Cancún’ representa um sucesso importante. O documento, no entanto, não é legalmente vinculado.
Emissões Globais
Representantes de 190 países participaram do encontro que durou duas semanas.
O acordo prevê um sistema de maior prestação de contas sobre promessas de combate ao aquecimento global pelos governos. Além disso, os países terão que tomar ações concretas para proteger as florestas do mundo, que somam quase 20% das emissões globais de carbono.
Os delegados também concordaram com a criação de um ‘Fundo Verde’, que destinará US$ 100 bilhões, equivalentes a R$ 170 bilhões por ano, aos países em desenvolvimento. O objetivo é ajudar as nações mais pobres a combater as mudanças climáticas.
África do Sul
O fundo será gerenciado pelo Banco Mundial.
A próxima Conferência sobre Mudança Climática ocorrerá no fim de 2011, na África do Sul.

Até lá, os países-partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima, Unfccc, comprometem-se em evitar um espaço entre a expiração da primeira fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto, que terminará em 2012.
Ao comentar os detalhes do resultado do encontro, Ban Ki-moon disse que o pacote fornece à comunidade internacional, ferramentas importantes. Mas, segundo ele, agora é preciso aumentar os esforços com ações.
A chefe da Unfccc, Christiana Figueres, disse que Cancún conseguiu fazer com que as esperanças pudessem renascer, e que a fé no processo de cooperação multilateral fosse restabelecida.
Ela finalizou, afirmando que os governos deram um claro sinal de que estão caminhando para construir, juntos, um futuro na direção de baixas emissões de carbono.
(Rádio ONU)


Fonte: mercadoetico.terra.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia