SEM PRECONCEITO

Postado em 24/11/2010 por Redação Instituto Você



A complexidade da real origem do preconceito é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata. Elimine essa crença limitante do seu interior, que é capaz de machucar, maltratar e matar a humanidade.

Não adianta dizer que você não tem. Em alguma medida, todos nós temos. Por que aquilo que é diferente nos incomoda tanto? O preconceito é uma ideia pré-concebida daquilo que, muitas vezes, nem se tem conhecimento suficiente para formar qualquer opinião e é considerado um entrave no desenvolvimento e integração das pessoas.
É uma arma que dói, perfura e maltrata. Já dizia Confúcio ‘Não faças ao outro aquilo que não gostarias que fizessem a ti’. Nas relações humanas a cooperação faz a diferença. A pior faceta do preconceito é olhar o desconhecido ou o que nos desagrada com olhos tortos. Ao agir dessa maneira, deixa-se de experimentar o novo e desfrutar oportunidades promissoras.

A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata. Talvez muitos surpreendam com a descoberta de que há preconceitos enraizados em sua essência. Eles são nutridos interiormente, de maneira silenciosa e quase imperceptível, que prejudicam o desenvolvimento do ser humano.

A tolerância é o melhor exemplo para combater este mal, pois é com uma atitude de respeito que o mundo vai prosperar com tranquilidade. O intolerante enxerga no outro como um inimigo, sem perceber que este opositor pode sair uma oportunidade benéfica e surpreendente. Por isso, que a todo momento, é necessário rever os conceitos, evitando abusos, descasos, que muitas vezes são cometidos por nós mesmos.

Quando sentir que algo não vai bem em sua vida, procure encontrar a real causa dessa amargura. Conversar, falar de seus hábitos, decepções, frustrações, entre outros, ameniza o sofrimento. O mais importante é que cada um pode se ajudar, aprendendo a ser um ser humano melhor e mais humilde.

Reconhecer que está em busca constante de autoaprimoramento, deixamos em grau menos elevado, nosso hábito de exigir a perfeição do outro. Devemos seguir nosso caminho, aceitando as pessoas como elas verdadeiramente são. Não se pode esperar que o mundo ou as pessoas mudem para que você passe a ser mais tolerante. É necessário primeiro realizar a sua mudança interior que deseja para o mundo.

Não somos perfeitos e nem nunca seremos. A vida sempre nos levará a convivência com personalidades de todos os tipos: desde os mais admiráveis até os menos simpáticos. Nunca é tarde para abrir mão do preconceito e se livrar de crenças limitantes que estão impedindo de alcançar o sol. As pessoas que se preocupam com o futuro, sentem a necessidade de moderar questões polêmicas e aprendem a dosar sentimentos verdadeiros como amor, tranquilidade e respeito.

Não pretenda ser ESTRELA sozinha, e mais, querendo apagar a do outro. Até mesmo porque uma estrela sozinha, não faz a mínima diferença, mas só, a constelação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia