Camelos invadiram povoado em busca de agua

Austrália quer abater milhares de camelos selvagens que invadiram povoado

26/11/2009 - 19h04





O governo australiano planeja encurralar 6.000 camelos selvagens com a ajuda de helicópteros e abatê-los, depois que eles invadiram uma pequena cidade no Território do Norte atrás de água e causaram estragos. Segundo o jornal britânico "The Guardian", o plano foi divulgado na quarta-feira (25) pelas autoridades regionais como medida para proteger os 350 habitantes de Docker River.

Devido à forte seca que atinge o norte do país nas últimas semanas - em algumas regiões, uma das piores já registradas -, os animais saíram em busca de água dentro do povoado. Eles se aproximaram das residências procurando por água nos aparelhos de ar condicionado e derrubaram a cerca da pista de pouso local.

Os camelos não são nativos da Austrália. Eles foram levados ao país por exploradores que viajavam pelo deserto e hoje somam uma população estimada em 1 milhão de animais selvagens em todo o território. Eles competem com ovelhas e bovinos por alimentos, destroem plantações e invadem comunidades remotas à procura de fontes de água, assustando os moradores ao destruir banheiros e estourar canos.

Em Docker River, é comum vê-los perto da comunidade. No entanto, com a onda de calor que chegou mais cedo do que se esperava, mais e mais animais cercaram o vilarejo.

De acordo com o "Guardian", o governo federal suspendeu em agosto um programa para dizimar a população de camelos. Com a divulgação do plano das autoridades do Território do Norte, grupos de defesa dos direitos dos animais qualificaram a medida de abatimento em massa como "bárbara", afirmando que os habitantes de Docker River poderiam construir barreiras para impedi-los de chegar às casas.
Fonte: Do UOL Notícias - São Paulo

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia