Vida Sustentável

Nunca, na história da humanidade, ficou tão evidente a vulnerabilidade do ecossistema planetário




Com seus inventos e descobertas, o homem produz e desfruta de um grande número de bens, com a energia elétrica, o avião, o automóvel, a televisão, o computador, etc. Para produzir e consumir esses bens, ele precisa dos minerais, das águas dos rios e dos oceanos, das chuvas, do ar, do calor, da atmosfera do clima, dos animais, das florestas. Nada foi inventado no planeta.
Para poder continuar progredindo, o homem precisa dos recursos naturais.
Por outro lado, e não menos importante do que os recursos naturais, para continuar progredindo, o homem precisa do seu semelhante – o próprio homem.


Pois bem: destruindo-se os recursos naturais e desequilibrando a natureza, a vida humana tende a se tornar insustentável. Disso sabemos há muito tempo. O que se descobriu agora é que a velocidade dessa destruição pode apressar o fim, se o homem não mudar sua maneira de encarar a vida na Terra, de lidar com os recursos naturais e de distribuir a riqueza por ele produzido.


Nunca na história da humanidade houve tanto progresso quanto no século 20. Nunca também o progresso do homem pôs em tão alto risco a sobrevivência, não apenas da espécie humana, mas também toda a vida do planeta.


Estamos pressionando a Terra até os limites de sua capacidade. Desde a revolução industrial, no século 18, a população mundial crescer oito vezes, porém , a produção industrial cresceu mais de cem vezes nos últimos cem anos, beneficiando, um numero cada vez menor de pessoas.


Alguns exemplos: Os 20% mais ricos do planeta, consomem 80% dos recursos naturais; ficando para o restante da população, apenas 20%.


Até o final do século 40% das florestas existentes no terceiro mundo poderão desaparecer. Os habitantes das cidades estão ameaçados de não ter água limpa para beber, e a vida nos mares está ameaçada.


O ar das cidades onde estão a metade da população mundial, está se tornando irrespirável.


A poluição atmosférica e o aquecimento, ameaçam as geleiras polares. Com isso, , um grande número de espécies de plantas e animais pode desaparecer.


A grande questão, então, é: somando-se a destruição que vem da pobreza com a que vem da riqueza, será que a vida na Terra vai agüentar?


É preciso entender que toda a vida na Terra é solidária, como os órgãos de um organismo vivo, e perturbar uma só dessas partes da vida pode afetar o todo.


Nesse sentido, também é preciso entender que a Terra está doente, pois 75% dos seus habitantes vivem na linha da pobreza.


Vida sustentável significa progresso pra todos com a preservação da natureza. Isso requer profundas mudanças na maneira como o homem vem realizando o progresso material e partilhando seus benefícios, em direção a uma forma mais justa que não ameace a paz no mundo, ou ainda, a própria existência da humanidade.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia